top of page

ANS convoca hospitais para cálculo do Fator de Qualidade 2016-2017

27/01/2017

Hospitais brasileiros que atendam planos de saúde estão sendo convocados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para preencher os dados relativos ao Fator de Qualidade (FQ) 2016/2017. Os formulários com os indicadores necessários estarão disponíveis no portal da agência até 3 de março de 2017.

No decorrer dos primeiros 90 dias do ano, a ANS recolhe dados para arbitrar a utilização do FQ - aplicado ao índice de reajuste dos contratos firmados entre prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde quando a livre negociação entre as partes não resulta em acordo.

 

Os formulários foram disponibilizados no site da ANS desde o início de janeiro, conforme estabelecido no artigo 4º da RN 364/2014.

 

O formulário a ser preenchido pelos hospitais está acessível neste endereço.

 

Detalhes


O Fator de Qualidade poderá ser de 105%, 100% ou 85% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e depende do cumprimento dos requisitos de qualidade previstos na Nota Técnica nº 45.

 

O FQ de 105% do IPCA serve para hospitais e hospitais-dia com acreditação. Já o FQ de 100% do IPCA os que preenchem os seguintes requisitos:

 

Hospitais - 1. Alcançar a proporção de envio de guias eletrônicas de cobrança na versão 3 do Padrão TISS igual ou maior que 90%; e 2. Ter Núcleo de segurança do paciente cadastrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); e 3. Informar o resultado do Indicador: Proporção de readmissão em até 30 dias da última alta hospitalar. OU 1. Alcançar a proporção de envio de guias eletrônicas de cobrança na versão 3 do Padrão TISS igual ou maior que 90%; e 2. Efetiva participação em um dos Projetos da DIDES para melhoria da qualidade: a) Parto Adequado; ou b) Idoso Bem Cuidado; ou c) OncoRede;

 

Hospital-dia - 1. Alcançar a proporção de envio de guias eletrônicas de cobrança na versão 3 do Padrão TISS igual ou maior que 90%; e 2. Ter Núcleo de segurança do paciente cadastrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); e OU 1. Alcançar a proporção de envio de guias eletrônicas de cobrança na versão 3 do Padrão TISS igual ou maior que 90%; e 2. Informar o resultado do Indicador: Taxa de retorno não planejado para sala de cirurgia, quando couber (Hospital-dia Cirúrgico).

 

O FQ de 85% do IPCA se aplica a hospitais que não são acreditados e não informaram o indicador.

 

Fonte: Anahp

bottom of page