top of page

Exames com resultado positivo para doença crescem 25%

20/11/2020
IMAGEM 6.jpg

O volume de exames de covid-19 com diagnóstico positivo aumentou 25% nos laboratórios privados nas duas últimas semanas. Os dados são da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que também observou um crescimento de 30% na demanda por testes do novo coronavírus no período.

 

Entre os meses de março e outubro, os laboratórios associados à entidade, que representa 60% do setor de medicina diagnóstica, realizaram cerca de 6 milhões de exames de covid-19. A Abramed pontuou ainda o receio de que a população deixe de realizar exames de prevenção, como ocorreu nos primeiros meses da pandemia.

 

“Com o aumento no número de casos de covid-19, tememos que a população, principalmente doentes crônicos e idosos, deixe de realizar suas consultas e seus exames. Temos hoje no Brasil pouco mais de 30 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. Dessa população, 79% têm ao menos uma doença crônica e 52% têm mais de uma”, disse Priscilla Franklim Martins, diretora-executiva da Abramed, destacando que as unidades de saúde estão preparadas em termos de segurança para continuar atendendo os pacientes.

 

A expectativa da entidade é que neste ano ocorra forte redução no volume de exames. “Nossa estimativa para este ano, antes de sermos atingidos pelo novo coronavírus, era de 960 milhões de exames realizados no país. Mas possivelmente encerraremos 2020 com apenas 740 milhões de procedimentos diagnósticos concretizados”, disse Priscilla.

Fonte: Valor Econômico

bottom of page