top of page

Hospitais são maioria entre instituições com excelência em Segurança e Qualidade

05/07/2019
IMAGEM 7.jpg

Entre as instituições de saúde que atendem a padrões reconhecidos de qualidade e segurança, os hospitais ainda são maioria.

 

É que o revela os número da Organização Nacional de Acreditação, responsável há 20 anos pelo desenvolvimento e gestão dos padrões nacionais de segurança e qualidade em saúde no Brasil.

 

Entre as 843 instituições acreditadas pela metodologia ONA no país, 351 são hospitais.

 

O número é mais do que o dobro das acreditações de serviços ambulatoriais, que estão em segundo lugar, com 125 estabelecimentos.

 

E entre os hospitais acreditados, 165 possuem o mais alto nível de Excelência (ONA 3), contra apenas 31 ambulatórios.

 

Para ter acesso aos números completos, atualizados em tempo real, acesse https://www.ona.org.br/mapa-de-acreditacoes.

 

“É inegável o papel dos hospitais na disseminação de boas práticas para todo o sistema de saúde.

 

O conhecimento e a experiência gerados nesses locais são fundamentais para a difusão dessas ações“, afirma Péricles Góes, superintendente técnico da ONA.

 

Cássia Manfredini, gerente de Normas e Sistemas da ONA, destaca que boas práticas da qualidade em serviços da saúde, associadas à acreditação, geram outros benefícios aos hospitais.

 

“Elas proporcionam aumento da produtividade, maior satisfação ao paciente e agrega valor à instituição.

 

É um trabalho realizado e desenvolvido pela alta gestão, setor de qualidade e todos os colaboradores para criar e aplicar a cultura da excelência em todas as áreas”, afirma.

 

Sobre a ONA

 

A Organização Nacional de Acreditação é responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros de segurança e qualidade da saúde.

 

Reconhecidos internacionalmente, os padrões definidos pela ONA são certificados pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação formada por instituições acadêmicas e organizações de mais de 100 países, parceira da Organização Mundial da Saúde na avaliação de padrões mundiais de qualidade em saúde.

 

Com 20 anos de atuação, a ONA possui mais de 800 instituições certificadas e se consolida como a principal metodologia de acreditação de saúde do país.

 

Sua metodologia possui padrões definidos para 16 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, pronto atendimento, atenção domiciliar, hemoterapia, nefrologia e terapia renal substitutiva, medicina hiperbárica, atendimento oncológico, diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, clínicas odontológicas, processamento de roupas para serviços de saúde, esterilização e reprocessamento de materiais, dietoterapia e manipulação.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação GPeS  

bottom of page