Noite de premiações marca o Jantar da Hospitalar
24/05/2017
Um dos momentos mais aguardados da semana de programação da hospitalar é o jantar da feira, que reúne uma série de premiações na área da saúde. O grande homenageado da noite foi o Dr. Yukio Moriguchi, que recebeu o Prêmio Hospitalar 2017 – Personalidade do Ano na Área da Saúde. Reconhecido como o “pai da geriatria”, o médico é fundador do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e dedica toda a sua vida profissional se dedica a compreender a ciência da longevidade para garantir qualidade de vida para as pessoas com idades mais avançadas.
“Não sei como agradecer essa honra. As pessoas que até receberam o prêmio são pessoas conhecidas pela atuação e merecedora dessa premiação. O trabalho realizado por mim foi simples. Estou muito agradecido a todos”, disse Moriguchi.
Para Dra. Waleska Santos, o prêmio reconhece àqueles que possuem atitudes que devem ser exemplos para toda a comunidade médica. “Nas edições anteriores, o prêmio destacou cientistas, pesquisadores, médicos e empreendedores sociais. Quando criamos o Prêmio Hospitalar, 12 anos atrás, nosso desejo era buscar na comunidade da saúde os melhores exemplos de pessoas cuja atuação deveria, por sua excelência, ser conhecida, valorizada e reverenciada além dos limites de seus pares: deveria ser conhecida por toda a sociedade”, destacou a presidente da Hospitalar.
Troféu Walter Schmidt
Outro grande momento da noite foi a entrega do Troféu Walter Schmidt à Dra. Miriam Santos. A pediatra, que coordena Rede Bancos de Leite Humano do Distrito Federal, é uma referência na defesa do aleitamento materno como questão de saúde pública, em âmbito mundial. Os programas e iniciativas da médica têm contribuído não só para elevar o patamar de qualidade dos bancos de leite no Brasil, como também para ajudar outros países a implementarem seus bancos.
A premiação, oferecida pela Fanem, visa reconhecer a contribuição de personalidades que trabalham para o desenvolvimento do setor de saúde brasileiro.
HiMSS Analytics
O vice-presidente global do HiMSS Analytics, John Daniels, foi responsável pela premiação concedida a hospitais brasileiros no que diz respeito a normas e padrões nacionais e internacionais para Segurança da Informação em Saúde. No estado de São Paulo, o Hospital Israelita Albert Einstein Unidade Morumbi levou prêmio por ter alcançado Estágio 6, assim como Hospital Dr. Miguel Soeiro, de Sorocaba. Já Unimed Recife III recebeu o primeiro lugar por atingir Estágio 7. “Nossa missão é transformar a saúde mediante o uso da tecnologia, e estamos felizes em ver o Brasil representado no mapa dos Estágios 6 e 7", comentou John Daniels.