top of page

Apenas 7% dos municípios brasileiros têm clínicas e hospitais que fazem hemodiálise

23/11/2018
IMAGEM 8.jpg

Centenas de brasileiros têm enfrentado uma peregrinação para conseguir fazer hemodiálise. Apenas 7% dos municípios brasileiros têm clínicas e hospitais que fazem o tratamento. E muitos pacientes precisam passar horas na estrada pra conseguir atendimento.

 

O compromisso começa ainda de madrugada. Seu Ronam, de novo, se prepara para encarar os 350 quilômetros entre Aruanã e Goiânia.

 

É uma rotina puxada. Já são mais de 3 anos pegando estrada pra fazer hemodiálise na capital. E esse drama que o seu Roman vive é o mesmo de milhares de brasileiros que são obrigados a viajar longas distâncias em busca desse tipo de tratamento.

 

A van que leva pacientes segue lotada. Quando amanhece, seu Ronam finalmente chega à capital — quatro horas e meia depois de sair de casa.

 

Como os rins dele pararam de funcionar, a máquina é a única forma de filtrar as impurezas do sangue. São 4 horas conectado ao equipamento. “Se tivesse uma clínica mais perto, 100 km, 150, já era uma vantagem que já era metade da estrada, mais dessa distância aqui nós tá sofrido viu.”

 

Quando termina a sessão, a van está na porta e a viagem pra casa continua.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia apenas 7% dos municípios têm clínicas que fazem hemodiálise. O SUS paga 90% do serviço, mas os donos das clínicas dizem que o repasse é insuficiente para cobrir os gastos o que tem desestimulado a abertura de novas vagas.

 

“Boa parte das pessoas, dos brasileiros não tem nem acesso ao tratamento. Então, muitas dessas pessoas acabam falecendo sem sequer ter oportunidade de se tratar em função dessa absoluta falta de cobertura de uma rede adequada de atendimento”, diz Ciro Bruno Silveira Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia de Goiás.

 

Os especialistas afirmam que o correto é o tratamento cada vez mais perto de casa pra diminuir o sofrimento dos pacientes. Na cidade de goiás, que fica a 140 quilômetros de Goiânia, os moradores se sensibilizaram com a situação dos pacientes e decidiram ajudar. As doações da comunidade tão sendo usadas pra erguer esta clínica de hemodiálise que quando estiver pronta vai atender quase 200 pessoas de 17 municípios aqui da região.

 

Ainda falta muito pra terminar a obra. E o neto, que também precisa viajar pra capital, não vê a hora de ter o tratamento quase na porta de casa.

 

“Se Deus abençoar e funcionar essa clínica aqui pra nós vai ser tudo de bom, vai ser a mão de deus mesmo”, diz Joventino da Silva Neto, beneficiário do INSS.

 

O Ministério da Saúde informou que a tabela do SUS para a hemodiálise é reajustada regularmente, que destinou uma verba de mais de R$ 3 bilhões, por ano, para tratamentos ligados às doenças dos rins e que os repasses são enviados, mensalmente, para os fundos estaduais e municipais de saúde.

 

Fonte: Rede Globo

bottom of page