top of page

FENAESS

Fundada em 1983, pelo médico Dr. Francisco Ubiratan Dellape, a Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde – Fenaess, é uma entidade sindical que atualmente representa 21 sindicatos nas regiões centro-oeste, nordeste, norte e sudeste do Brasil.

A Federação sempre desempenhou papel importante no cenário político nacional, ressaltando a elaboração da Constituição de 1988 e da Lei que regulamenta a Saúde Mental. Assim como nos embates junto aos Ministérios e Conselhos de gerenciamento da Saúde, por melhorias no setor a nível nacional.

Nos últimos anos, a FENAESS, considerando a carência educacional da saúde, criou a Escola Nacional de Ensino em Serviços de saúde – ENAESS, que tem tido um importante papel para a formação dos profissionais do setor nos estados de seus sindicatos filiados, formando parcerias e proporcionando diversos cursos e palestras realizados e avaliados com sucesso.

 

Todavia, uma das grandes conquistas vem com a realização dos Congressos Brasileiros, já realizados em estados de cada região onde atua. O congresso está consolidado no calendário de eventos do setor saúde, trazendo grandes discussões acerca do cenário atual da saúde brasileira. Há 35 anos, a FENAESS atua em defesa dos estabelecimentos de serviços de saúde e pela saúde em geral.

bottom of page