top of page

Brasil perde um hospital a cada dois dias

20/07/2018

Segundo dados oferecidos pelo presidente do SINDESSPA, Breno Monteiro, Pará conta com a alarmante cifra de 14% de hospitais privados que fecharam suas portas.

 

Nos últimos oito anos, mais de 31 mil leitos a nível nacional foram desativados. Com essa queda, o Brasil passa a ter quase 1800 hospitais fechados desde 2010, sendo que mais do 50% contavam com leitos destinados a pacientes conveniados com o SUS. Uma cifra alarmante que revela que em Brasil a cada dois dias um hospital fechas as portas.

 

​Somente nos últimos dois anos, mais de oito mil unidades foram desativadas. O levantamento foi feito pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) a partir de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde.

 

​Para o Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Pará (SINDESSPA), Dr. Breno Monteiro, “O sistema público de saúde está ruim há muito tempo, e esta começando afetar o setor privado, pacientes que tem plano de saúde começam ter dificuldade no aceso e essa situação é muito preocupante”.

 

​Monteiro explicou também que uma situação que se repete em todo o país vem sendo que esses eleitos fechados, são principalmente do interior, sendo que 95% dos hospitais afetados eram de pequeno e mediano porte, o interior esta ficando cada vez mais desassistido.

 

​No Pará

 

​A situação no estado do Pará não deixa de ser preocupante, pois o número de leitos afetados é de 17%, significando que em 2010 se contava com mais de 9mil leitos e hoje tem menos de 7mil. “No 2010 era ruim, hoje é pior”, sentencio Monteiro. Outro dado preocupante oferecido, foi que a OMS, recomenda que para cada 1000 habitantes devam ter pelo menos três leitos, e no Brasil, até 2010, eram 2,7 por cada 1000 habitantes e hoje são só 2 e no Pará a situação no escapa dessa realidade sendo que existem só 1.2 leitos por cada 1000 habitantes.

 

Em 2030 o número de idosos no Brasil será de mais de 40 milhões

 

​Para 2010, o número de idosos no Brasil irá ser de mais de 40 milhões, o preocupante dessa cifra é a quantidade de hospitais fechados, outros próximos a fechar e as dificuldades em acrescento para o aceso aos sistemas públicos e privados de saúde no país. Segundo o dr. Breno Monteiro, essa situação é resultado das políticas públicas erradas em relação as cargas tributárias elevados e esses reajustes dos planos de saúde anunciados há pouco por 10% dentro de uma economia com só 2% de inflação.

 

​“Este resultado não vem só por causa da crise econômica, tal vez tenha acelerado, mas falamos de oito anos para aca, desde 2010, as políticas públicas são a principal causa desses números alarmantes, precisamos mudança urgente” asseguro Monteiro.

 

​Alguma das soluções para essa situação radica em tentar reduzir a carga tributária e utilizar mais eficientemente os recursos. Não adianta investir só na medicina de prevenção porque existem pessoas que não se preveem há anos, e elas precisam de atenção medica agora.

 

“Estamos trazendo esta alerta para repensar em que fazer agora, que estamos em época de eleições, sendo que a saúde sempre é jogada pro 2do plano e na saúde sempre as necessidades são maiores”. Finalizo o Dr. Monteiro.

 

Fonte: Sindesspa

bottom of page