Câmara aprova projeto que proíbe exportação de insumos usados no combate ao coronavírus
17/03/2020
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (17) um projeto de lei que proíbe a exportação de produtos médicos, hospitalares e de higiene essenciais ao combate ao coronavírus enquanto durar a atual situação de emergência no país.
O texto foi aprovado de forma simbólica, isto é, sem contagem de votos. O projeto segue para análise do Senado.
O projeto estabelece que, sem prejuízo da inclusão de outros produtos, ficam proibidos de serem exportados os equipamentos de proteção individual de uso na área de saúde, como:
-
ventilador pulmonar mecânico e circuitos;
-
luva látex;
-
luva nitrílica;
-
avental impermeável;
-
óculos de proteção;
-
gorro;
-
máscaras cirúrgicas;
-
protetor facial;
-
camas hospitalares;
-
monitores multiparâmetro.
Em uma mudança feita durante a discussão no plenário, o projeto passou a prever que o Poder Executivo poderá incluir ou excluir itens da lista acima conforme a necessidade.
Fundos de saúde
Também na sessão desta terça-feira, a Câmara aprovou por 261 votos a 0 um projeto que autoriza estados e municípios a destinarem os saldos dos fundos locais de saúde a ações de combate ao coronavírus. O texto segue para análise do Senado.
Os recursos que abastecem os fundos são oriundos de repasses do Ministério da Saúde. O órgão, no entanto, condiciona os repasses à adesão a programas e projetos específicos e ao cumprimento dos critérios de cada um.
A proposta aprovada permite desvincular os recursos das ações previstas pelo ministério e destiná-los a outras ações, como as de prevenção ao coronavírus.
Fonte: G1.com