Combate ao coronavírus angaria R$ 865 milhões de empresas e pessoas

07/04/2020

As doações de empresas e pessoas físicas voltadas para o combate ao novo coronavírus no Brasil já somam mais de R$ 865 milhões, de acordo com dados levantados pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Os números totais são ainda maiores porque em muitos casos não consideram a doação de materiais como álcool em gel ou máscaras, diz a conselheira da entidade, Márcia Woods.

 

O monitor das doações contabiliza as contribuições de empresas, caso de Ambev e Gerdau, BTG, XP Investimentos, Nubank, Unilever e Vale, as ofertas recebidas pelo Estado de São Paulo, além de campanhas que recebem recursos.

 

Os valores são inéditos na história do país, afirma Márcia, que elogia o engajamento da sociedade durante a atual crise. “A mobilização que estamos vendo é única”, ressalta. O montante considera as doações anunciadas, mas os materiais doados são difíceis de mensurar. “A criação do monitor visa mostrar a capacidade de mobilização, e os recursos são importantes e farão a diferença”, acrescenta.

 

A conselheira da ABCR acredita que esse número provavelmente não vai parar de crescer, embora possa desacelerar. “Mas o crescimento vai continuar, até porque vai gerar um impacto muito grande no país, tem coisas que não conseguimos antever como vai ficar.”

 

A conselheira da associação lembra que a confiança no processo é muito importante e não pode ser uma experiência ruim para o doador. “Essa é uma preocupação que temos. A ABCR enviou uma consulta para o Ministério da Saúde, que anunciou que está recebendo doações”, frisa Márcia. Ela ressalta que o objetivo é ter transparência das informações sobre os valores e doadores, por exemplo.

 

“A boa onda de mobilização como agora realmente vai fazer a diferença [para o desenvolvimento da filantropia no Brasil]. Teremos inteligência para atuar no setor e de forma mais estratégica”, diz.

 

Os maiores montantes disponibilizados até o momento foram da Fundação Itaú (R$ 150 milhões), seguido por iFood, BTG e Votorantim, que doaram R$ 50 milhões, cada. O Estado de São Paulo recebeu doações de R$ 169 milhões. As colaborações por meio de diversas campanhas e fundos que também envolvem pessoas físicas somam quase R$ 77 milhões.

 

Fonte: Valor Econômico

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