top of page

Congresso instala comissão para acompanhar ações do governo contra covid-19

27/04/2020
IMAGEM 8.jpg

Com um mês de atraso, o Congresso instalou nesta segunda-feira (20) uma comissão com seis deputados e seis senadores para acompanhar as ações do governo durante a pandemia causada pelo coronavírus. Esse colegiado estava previsto no ato que estabeleceu que o país está em numa calamidade pública e permitiu que o governo adote medidas extraordinárias, como ampliar gastos e reduzir a burocracia das compras públicas.

 

A comissão terá como presidente o senador Confúcio Moura (MDB-RO). O deputado Francisco Junior (PSD-GO) será o relator do colegiado, indicado pelo líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), pela proximidade de Brasília, o que facilitaria o deslocamento para reuniões, segundo o emedebista.

 

Na sessão desta segunda-feira, a primeira da comissão, o relator destacou que o trabalho será de acompanhar as ações do governo e municiar Executivo e Legislativo com dados. “Então, eu penso que a transparência e o bom diálogo vão nos dar condição de ter credibilidade. No momento, talvez sejam a ferramenta mais importante de que o Brasil precisa a credibilidade e as informações coerentes, informações corretas, para podermos tomar decisões melhores”, afirmou.

 

A comissão terá a assistência de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e fará reuniões mensais com integrantes do Ministério da Economia para acompanhar as ações e volume de recursos despendidos no combate ao coronavírus.

 

Apesar do atraso, Câmara e Senado já tinham instituído comissões internas próprias que vinham fazendo reuniões e audiências públicas sobre as iniciativas do governo, além de propor projetos de lei para aprovação.

 

 

Fonte: Valor Econômico

bottom of page