top of page

Empresas brasileiras têm maiores gastos com indústria da saúde no mundo

31/10/2018
medico_0.jpg

No Brasil, dois terços do que se gasta com saúde é responsabilidade das empresas com suas políticas de planos de saúde e pagamento de licenças ou afastamentos por doenças. O custo com assistência médica subiu 19% entre 2016 e 2017 – passou de R$ 270,30 para R$ 321,58 por indivíduo por mês – o equivalente a 12,71% da folha de pagamento das empresas, de acordo com pesquisa da ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e ASAP (Aliança para Saúde Populacional). Mas, será que essa indústria da saúde está focando no lado certo? Talvez, o foco deveria ser outro: a prevenção por meio da gestão da saúde e não de doenças, pensando sempre na felicidade e no bem-estar dos colaboradores.

 

Uma pesquisa realizada em 2017 pela empresa de consultoria organizacional e gestão de talentos e carreira Manpower Group destacou que saúde e bem-estar no local de trabalho têm forte influência sobre a motivação, permanência, criatividade e produtividade dos funcionários, propiciando um melhor desempenho financeiro da própria organização. É com o que trabalha o Instituto Feliciência que, como o próprio nome já diz, acredita e promove na transformação cultural de empresas por meio da promoção da felicidade dos colaboradores, com obtenção de ganhos de engajamento, produtividade, inovação, performance e resultados. Com a consultoria da instituição, o Hospital Anchieta em Brasília teve um aumento de 12,5% em seu lucro.

 

Essa relação entre felicidade e saúde dos colaboradores com os lucros e rendimentos das empresas é corroborada pelo fato de que os países considerados mais prósperos pelo Prosperity Index, levantamento realizado pelo Legatum Institute, são também aqueles que têm pessoas mais saudáveis e felizes. A pesquisa avalia nove categorias: qualidade econômica, ambiente de negócios, governo, liberdade pessoal, segurança, educação, saúde e ambiente natural. Os países que obtêm a melhor pontuação média a partir de cada categoria é considerado o mais próspero pelo ranking. Apesar de ter ficado na 54ª posição no ranking, detectou-se que o Brasil teve uma melhora significativa na saúde e pessoas sentindo-se menos afetadas por preocupações ou tristezas, na última pesquisa realizada e divulgada em 2017.

 

Startup brasileira oferece solução para prevenção da saúde

 

Para atuar no cuidado e promoção da saúde, em vez de apenas ter gastos e prejuízos com o “pós doenças”, a tendência é investir na saúde, felicidade e bem-estar dos colaboradores. Como é o caso da startup GoGood que, por meio de uma plataforma online, conecta diversos aplicativos de saúde - como Strava, RunKeeper, HealthKit, wearables, etc - promove a saúde e bem-estar dos colaboradores, estimulando a prática de atividades físicas, alimentação saudável, a melhoria do sono e a redução do estresse. Entre os resultados alcançados pelas empresas está 59% de aumento de engajamento dos colaboradores com a empresa, 30% de melhoria em indicadores de clima organizacional e 122% de crescimento da média de atividades físicas nos colaboradores. “O funcionário que utiliza a plataforma de bem-estar, tende a se sentir cada vez melhor e permanece na empresa. É uma forma de reter talentos. Uma pessoa que cuida da saúde aumenta a produtividade no trabalho e melhora o clima organizacional”, afirma Bruno Rodrigues, CEO da GoGood. Com a adoção da plataforma em sua rotina, a empresa paulista BRQ conseguiu, em seis meses de uso, atingir resultados como a perda de 20 quilos de um dos colaboradores. “Criamos um desafio de equipe este mês, e é impressionante ver como os colaboradores se engajam! Fizemos nossa primeira caminhada coletiva no fim de setembro e foi um sucesso!”, celebra a gerente de Marketing e Endomarketing da BRQ, Lígia Marcondes.

 

A importância da prevenção em uma multinacional

 

A HostGator é um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo. Fundada em outubro de 2002 nos Estados Unidos, a HostGator está no Brasil há dez anos, e conta com um escritório em Florianópolis. Representada pela Endurance International Group, a HostGator tem forte atuação em países como Brasil, Estados Unidos, México, Chile, Colômbia, Índia, China, Rússia. Somente na sede da empresa na América Latina, são cerca de 400 colaboradores que têm como programas internos de cuidado com a saúde: auxílio para fazer academia e investimento em ambiente de trabalho: um local de trabalho que acolha bem os funcionários e que tenha atenção a questões ergonômicas, por exemplo, impacta na saúde da equipe a curto e a longo prazo. A empresa oferece espaços para convivência, descompressão ou mesmo salas para confraternização ajudam os colaboradores a terem maior qualidade de vida no trabalho.

Fonte: Segs

bottom of page