Federação Brasileira de Hospitais elege nova presidência para o triênio 2019-2021

29/04/2019

A Federação Brasileira de Hospitais (FBH), entidade que há mais de 50 anos atua na defesa dos interesses dos estabelecimentos de saúde do Brasil, elegeu na última quinta-feira (25) a nova presidência que conduzirá o órgão pelos próximos três anos. O urologista Adelvânio Francisco Morato substitui Luiz Aramicy Bezerra Pinto, que se manteve na direção do órgão por três mandatos consecutivos. Eleito em chapa única, Morato agora terá a missão de trabalhar pela união e o fortalecimento das 15 associações estaduais representadas pela FBH, que juntas congregam mais de quatro mil estabelecimentos de saúde.

 

“É com grande prazer e satisfação que assumo a presidência da Federação Brasileira de hospitais. Reconheço o belíssimo trabalho realizado pelo presidente anterior, Luiz Aramicy Bezerra Pinto, e aproveito para ratificar o meu compromisso de tentar fazer com que todas as associações se unam em prol do hospital. Vamos trabalhar com união, queremos todos os estados representados. Para isso, vamos conversar com todos. Naquele estado aonde não existir uma associação, vamos fomentar a criação, e onde tiver alguma pendência, vamos tentar resolver”, disse Morato.

 

De acordo com ele, a entidade vai trabalhar estrategicamente para qualificar rede hospitalar brasileira, dando atenção necessária aos estabelecimentos de pequeno e médio porte, que são a maioria por todo Brasil. “Também vamos intensificar o nosso trabalho de articulação e agenda parlamentar, promovendo debates que estão na agenda do setor e trazendo os novos deputados eleitos, de cada estado, com suas associações, para que lutem pelo bem do Hospital Brasileiro. Queremos promover uma maior visibilidade e, com ela, um maior reconhecimento da importância da FBH junto às demais entidades que lutam pelo aprimoramento do setor saúde no país”, complementou o novo presidente.

 

LEGADO

A nova presidência da FBH assume o cargo num momento de bastante otimismo, marcado por avanços históricos na instituição, e com um grande legado a dar continuidade.

 

Nos últimos 10 anos, a FBH protagonizou importantes frentes de atuação. São ações que vão desde a publicação de estudos inéditos, a exemplo do livro “Cenário dos Hospitais no Brasil -2018”, que revelou o retrato catastrófico de fechamento de leitos e unidades hospitalares por todo Brasil; passando pelo resgate da Convenção Brasileira de Hospitais, evento que ficou mais de 20 anos no esquecimento e que, na gestão de Aramicy Bezerra Pinto, voltou a se destacar em cenário nacional pela excelência promovida nos debates durante o encontro.

 

Destacam-se, ainda, como avanços históricos da instituição, a criação do Departamento de Internacionalização da FBH, que culminou no retorno do órgão ao conselho da International Hospital Federation (IHF); e o trabalho intensivo de articulação parlamentar, que levou a FBH a liderar os debates sobre: a necessidade de implementação de uma nova política de saúde mental no Ministério da Saúde; sobre a revisão da tabela de valores do SUS; bem como sobre a Portaria que incide sobre a cobrança de medicamentos em ambiente hospitalar.

 

No campo da comunicação institucional, o órgão também criou, em 2015, a Revista Visão Hospitalar, uma das principais publicações direcionadas ao setor da saúde suplementar; e o Prêmio Synapsis de Jornalismo, que reconhece trabalhos inéditos voltados a discutir e aprimorar a saúde no país.

 

CURRÍCULO

O novo presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato, 58, é médico, cirurgião urologista, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-graduado em administração e cooperativismo. Foi secretário-geral da Associação Médica de Goiás e membro do sindicato dos hospitais do estado. Atualmente, é um dos sócios do Instituto do Rim de Goiânia. Morato está em seu terceiro mandato à frente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, cargo que passa a acumular juntamente ao de presidente da FBH para o triênio (2019-2021).

 

Confira abaixo a nova composição da diretoria eleita da FBH:

PRESIDENTE

 

Adelvânio Francisco Morato

 

VICE-PRESIDENTE

 

Altamiro Bittencourt

 

Eduardo de Oliveira

 

Manoel Gonçalves Carneiro Netto

 

Reginaldo Teófanes de Araújo

 

Francisco José Santiago de Brito

 

José Pereira

 

Mauro Duran Adan

 

Élson Sousa Miranda

 

  

SECRETÁRIO GERAL

 

Luiz Aramicy Bezerra Pinto

 

 

SECRETÁRIO ADJUNTO

 

Ivo Garcia do Nascimento

  

 

DIRETOR TESOUREIRO

 

Mansur José Mansur

 

  

TESOUREIRO ADJUNTO

 

Glauco Monteiro Cavalcanti Manso

  

 

DIRETOR DE ATIVIDADES CULTURAIS

 

Marcus Camargo Quintella

 

CONSELHO FISCAL (MEMBROS EFETIVOS)

 

Fernando Antônio Honorato da Silva e Souza

 

Leonardo Gigliotti Barberes

 

Edivardo Silveira Santos

 

 

CONSELHO FISCAL (MEMBROS SUPLENTES)

 

Roberto de Oliveira Vellasco

 

Maurício Souto Maior

 

Benno Kreisel

  

 

ASSESSORES DE DIRETORIA

 

Leonardo Rocha Machado

 

Ibsen Pontes Moreira Pinto

Fonte: Comunicação FBH

Todos os direitos reservados 2002 - 2017. Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde.
fenaess@fenaess.org.br 
SRTVS - Quadra 701 - Bloco "E" - Lotes 2/4 - Edifício Palácio do Rádio II - Salas 227/228
Telefone - 61-3202.4323 e Fax - 3202.6494 
Asa Sul - Brasília/DF - Cep: 70340-902