Gestão da qualidade e aumento da produtividade foram temas de curso do Sindessmat

12/04/2019

Ferramentas que possibilitam aumento da qualidade e da produtividade dos estabelecimentos da área de saúde. Esse foi tema do curso “Ferramentas da Qualidade e Gestão de Projetos”, realizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) em parceria com a Escola Nacional de Ensino em Serviços de Saúde - ENAESS. O evento aconteceu nesta quinta-feira (11.04), na sede da entidade, em Cuiabá.

 

Segundo o palestrante e doutor em engenharia de produção, Marcelo Plens, o curso teve o objetivo principal de demonstrar que é possível alavancar os resultados financeiros e maximizar o nível de satisfação da clientela com um controle maior da qualidade.

“Para isso trouxe o gerenciamento interno dos processos. Métodos de trabalhos são alterados para alavancar a produtividade, por meio da utilização das principais ferramentas da gestão da qualidade como: gráficos de controle, matriz de gut, brainstorming, espinha de peixe entre outros”, disse.

 

Plens explica que essas ferramentas visam identificar, analisar e solucionar problemas. “A ideia principal que passo é que é possível trabalhar menos e produzir mais. Desde que problemas internos do cotidiano sejam aprimorados”, pontuou.

 

Um dos pontos destacados pelo palestrante é que a gestão de processos identifica e mapeia todas as atividades que um determinando processo exige. “De uma forma como começar do zero. Como refazer esse processo no sentido de economizar esforço físico, material, recursos internos das empresas de saúde”, argumentou.

 

Marcelo complementou ainda que a gestão de qualidade é um caminho sem volta. “A gestão é necessária em todo e qualquer tipo de empresa, não só nas empresas de saúde, porque o mercado se torna cada vez mais competitivo. E os clientes se tornam mais exigentes. E isso passa a demandar da empresa, novos métodos de trabalho, novos processo internos, não só como forma de se adaptar, mas para atingir esses novos padrões de consumo. A qualidade é um caminho sem volta e que vai definir a sobrevivência ou não de determinada instituição”, finalizou.

 

Para a diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, o curso em parceria com a Enaess cumpriu seu papel e auxiliará os presentes nessa busca pela qualidade. “Esse foi um tema que foi sugerido pelos nossos associados em eventos anteriores e que está na grade de cursos da Enaess. A escolha do Marcelo foi acertada e acredito que todos os participantes saíram daqui com novas ideias para melhorar a gestão da qualidade”, disse.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindessmat - ÍconePress

Todos os direitos reservados 2002 - 2017. Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde.
fenaess@fenaess.org.br 
SRTVS - Quadra 701 - Bloco "E" - Lotes 2/4 - Edifício Palácio do Rádio II - Salas 227/228
Telefone - 61-3202.4323 e Fax - 3202.6494 
Asa Sul - Brasília/DF - Cep: 70340-902