top of page

Ministério da Saúde vai fazer manual para que as pessoas façam suas próprias máscaras

03/04/2020
IMAGEM 6.jpg

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que vai divulgar na internet um manual para a produção de máscaras de pano reutilizáveis. Segundo ele, há um problema de fornecimento do equipamento, em razão da alta demanda surgida com o novo coronavírus. Assim, o conselho é: faça sua própria máscara e deixe as feitas pela indústria para os profissionais de saúde. O principal fabricante é a China, mas vários países estão competindo entre si para ter acesso à produção.

 

Mandetta se dirigiu ao secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira. e disse:

 

— Wanderson, amanhã de manhã, por favor, publique isso na página do Ministério da Saúde, bem grande. Quais os tecidos que você entende que são [adequados], aquele trabalho que você fez. Mostre o trabalho científico que já comprova que máscara para vírus de gotícula, máscara de barreira mecânica funciona muito bem. Qualquer pessoa pode fazer sua máscara de pano e tuilizar, que vai funcionar e vai estar ajudando o sistema de saúde. E como ele faz, de quanto e quanto tempo tem que troca, e como faz para lavar. É isso que tem que colocar, de forma bem simples, linguajar bem fácil para as pessoas. Não vamos falar de protocolo, tem a sugestão do Ministério da Saúde sobre isso — disse o ministro.

 

Mandetta também pediu que as pessoas que têm máscaras produzidas pela indústria estocadas em casa as doem para unidade de saúde.

 

— Quem fez estocagem domiciliar, é na unidade de saúde que tem que ter. Acho que máscaras de pano funcionam muito bem como barreira. Não é caro de fazer, faça você mesmo, tem na internet, faça sua máscara de pano — disse Mandetta.

 

O ministro também deu conselho sobre a limpeza das máscaras:

— Lave com hipoclorito [de sódio], água sanitária, cândida, o nome que você conhece. A gente vai colocar tipo uma coisa bem simples: lave por 20 minutos, seque, tenha quatro ou cinco, de uso pessoal, sua, de mais ninguém, você mesmo lava quando chega em casa, reaproveite. Porque agora é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente ficar lamentando agora que a China não está produzindo. A gente vai ter que criar as nossas armas. E as nossas armas vão ser as que nós tivermos.

 

Fonte: O Globo

bottom of page