top of page

Outubro Rosa: estimativa de 66.280 novos casos para 2020

01/10/2020
IMAGEM 4.jpg

Em todo o Brasil o mês de outubro é conhecido pela campanha do Outubro Rosa, voltada para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer estimam que, somente em 2020, devem surgir 66 mil 280 novos casos da doença.

 

Um fator preocupante é que, com a pandemia do coronavírus, houve uma queda no número de procedimentos cirúrgicos realizados. Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia mostram que, nos meses de abril e maio, os grandes centros hospitalares de oncologia — públicos e privados — registraram uma redução de 75% de procedimentos cirúrgicos em comparação ao mesmo período do ano passado.

  

É importante ressaltar que são graves as consequências geradas pelo atraso na realização de exames diagnósticos e procedimentos oncológicos. Quanto mais cedo um câncer de mama é descoberto, menos agressivo é o tratamento e maiores são as chances de cura.

 

A ocorrência de câncer de mama no Brasil é de cerca de 66 casos a cada 100 mil mulheres, segundo o Inca, uma das cinco maiores taxas do mundo, com uma mortalidade de cerca de 16,4%.

bottom of page