top of page

Planos de saúde: ocupação de leitos para Covid-19 tem 1ª queda desde o início da pandemia

21/07/2020
IMAGEM 2.jpg

Foto:Reprodução/TV Clube


Dados divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que, pela primeira vez desde o início da pandemia, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 registrou queda, de 61% em maio para 59% em junho. Esse movimento acontece mesmo com a redução de leitos alocados exclusivamente para o tratamento da doença, que caiu de 41% para 36%.

 

Os dados constam na terceira edição do Boletim Covid-19, relativo a junho. A variação na taxa de ocupação se deve ao menor volume de internações em leitos comuns, que caiu de 58% para 55%. Entre as UTIs, o percentual se manteve o mesmo, de 65%.
 

O boletim ressalta, porém, que os dados devem ser “interpretados com a devida cautela”, já que as 51 operadoras que responderam à ANS somam 15.111 leitos (comuns e UTIs), o que representa 10,7% do total de leitos disponíveis na rede assistencial de planos privados.
 

Contudo, outros dados indicam o retorno gradual à normalidade. A chegada da doença ao país forçou a adoção de medidas pelos planos de saúde, com o direcionamento de recursos para o tratamento e a contenção do coronavírus. Cirurgias eletivas foram suspensas e, pelo medo de contaminação, a procura por clínicas, laboratórios e hospitais despencou.
 

Em junho, a quantidade de consultas em pronto-socorro que não geraram internações cresceu 20% em relação a maio, que já havia apresentado leve aumento em relação a abril. A busca por atendimentos de Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico — exames e terapias fora do ambiente hospitalar — também vem aumentando gradualmente, apesar de ainda estar 26% abaixo do período pré-Covid-19.


Fonte: O Globo

 

bottom of page