top of page

VI Congresso Fenaess abordou temas importantes para o setor saúde

29/08/2017

As atividades do segundo dia do VI Congresso Brasileiro FENAESS tiveram início logo pela manhã com a realização do Workshop CNS. A programação abordou os temas: Nova Lei da Terceirização; Alternativas de contratação; PL 7114/2014 e Repercussões fiscais na contratação de serviços. Para o presidente da CNS, Dr. Tércio Kasten, o congresso acontece no momento certo para o cenário do setor. “O congresso da Fenaess, assim como os anteriores, é importante para o setor saúde do Brasil. Mas esse, em particular, coincide com um momento especial para a área de saúde devido a toda essa questão da reforma trabalhista e terceirização. Temas importantes que estão acontecendo agora e que vão trazer resultados muito importantes para o setor saúde. E a inserção, neste momento, do congresso da Fenaess passa a ser um fato histórico dentro do setor. Como dizem, veio a calhar”, afirmou o presidente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

No período da tarde, a primeira palestra da programação “Coalizão Saúde: uma agenda para transformar o sistema de saúde”, ministrada pela Diretora Executiva do ICOS (Instituto Coalizão Saúde), Denise Eloi, apresentou dados e diagnósticos sobre o cenário atual do sistema de saúde, além de mostrar alguns cases nacionais e internacionais. Denise também falou sobre medidas que devem ser tomadas para transformar o sistema como um todo, unindo os setores público e privado em prol da sociedade.

Em seguida, o tema abordado foi “Governança Tributária e Empregabilidade”, com o presidente do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Gilberto Luiz do Amaral. A coordenação, o controle e a revisão dos procedimentos tributários adotados pelo estabelecimento de saúde foi um dos pontos discutidos na palestra. De acordo com Gilberto, quando bem executada, a Governança Tributária reduz os riscos fiscais.

 

 

Finalizando a programação técnica do congresso, os palestrantes Afonso Silva e Nivaldo Mello, ambos da M&A Transaction Service, debateram o tema “Fusões e Aquisições: Perspectivas para o Mercado de Saúde”. O mercado de saúde no Brasil é visto como um dos mais atraentes por investidores estrangeiro por apresentar muitas oportunidades de melhorias na operação de negócios. Isso pode ser comprovado diante da expectativa que existe diante do mercado de Fusões e Aquisições, que é de movimentar cerca de 5 bilhões de reais até o final de 2018.

 

Para o encerramento oficial do VI Congresso Brasileiro Fenaess o presidente do Sindessec, Dr. Luiz Aramicy Pinto, e o presidente da Fenaess, Dr. Breno Monteiro, subiram ao palco para agradecer a presença de todos e desejar que os aprendizados adquiridos no congresso sejam disseminados em boas práticas pelo país. Logo após, um vídeo anunciou a cidade de Cuiabá como a sede da sétima edição do Congresso Brasileiro Fenaess, tendo como realizador o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat). Um sorteio foi feito entre os participantes para saber quem iria ganhar a inscrição, passagem e hospedagem pagas pela Fenaess para a próxima edição do congresso, a sortuda foi a Suzelene Chagas Marinho, do Samu Ceará.

 


Aplicativo Fenaess


No último dia do congresso, o presidente da Fenaess, Dr. Breno Monteiro, realizou o lançamento do aplicativo Fenaess para smartphones. O objetivo é ampliar os seus canais de comunicação com seus filiados e com os interessados no setor saúde. Com a ferramenta o usuário poderá ter acesso a notícias, informes jurídicos, convenções trabalhistas, vídeos, agenda de cursos e vários outros recursos, tudo na palma da mão.

bottom of page